Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Thraupidae
 Cabanis, 1847
Subfamília: Thraupinae
 Cabanis, 1847
Espécie: T. callophrys

Nome Científico

Tangara callophrys
(Cabanis, 1849)

Nome em Inglês

Opal-crowned Tanager


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Saíra-opala

A saíra-opala é uma ave da ordem dos Passeriformes, da família Thraupidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (tupi) Tangará = dançarino; ata = andar; e carã = em volta; e do (grego) kallos = beleza; e ophrus = sobrancelha. ⇒ Beleza de dançarino com sobrancelha.

Características

Mede entre 14 e 14,7 centímetros de comprimento e pesa entre 21 e 26 gramas. Apresenta a região auricular de cor azul brilhante profunda que se estende pela região malar e garganta e por todo o peito, flancos e barriga. O coroa é de um amarelo brilhante opalescente que se estende por uma ampla testa sobre o olho para os lados da nuca. O centro da coroa e da nuca são um preto muito profundo (Hilty, 1986). Os ombros e manto são negros. As penas coberteiras são geralmente pretas com azul escuro sobre as bordas das rêmiges primárias. A região do uropígio é de cor opalescente ou amarelada, com um toque de azul nas penas próximas. O bico é curto e grosso (padrão para o gênero Tangara) (Isler & Isler, 1987), são de cor preta. Tarsos e pés são de coloração cinza esverdeado ou chifre. A íris é marrom escura.
Ambos os sexos parecem semelhantes ao olho humano, mas apresentam uma leve diferença na plumagem. (Burns e Shultz, 2014).

Subespécies

Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies) (Isler & Isler, 1987, Dickinson & Christidis, 2014, Clements checklist, 2014).

Alimentação

Possuem uma dieta mista de invertebrados terrestres e frutas, semelhante a outros membros do gênero Tangara(Isler & Isler, 1987, Hilty, 1986), mas a sua dieta não é conhecido em detalhe. Apenas fruta foi relatada em uma pequena amostra de estômagos de três indivíduos (Isler & Isler, 1987). Indivíduos também foram observados alimentado-se de frutos de Lantana trifolia em um pasto de criação de gado (Guimarães et al. 2019).

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

Geralmente são vistos isoladamente ou, por vezes, em grupos de dois ou três; menos frequentemente, eles foram observados como sendo em grupos de até sete indivíduos (Isler & Isler, 1987). Eles também juntam-se regularmente em bandos mistos (Isler & Isler, 1987).

Distribuição Geográfica

É encontrada no Equador, Peru e no Brasil, no sudoeste da Amazônia brasileira.

Referências

(Passeriformes: Thraupidae) feeding on the fruit of Lantana trifolia. Atualidades Ornitológicas. Nº 207: 27. (Verbenaceae) in southwestern Brazilian Amazonia

Consulta bibliográfica sobre subespécies:

Galeria de Fotos